1.2.09

O Mistério do Movimento da Terra até ao Sol

«(...) como se explica o próprio facto do movimento, que deste modo está em toda a parte sem estar em parte alguma? que é por toda a parte efeito, sem ter causa em parte alguma? como se concebe esse modo de ser, que, não tendo autonomia em nenhum dos pontos onde se realiza e realizando-se universalmente, parece ser e não ser ao mesmo tempo?»
Antero de Quental, Filosofia

A par do centro da terra ser o sol, o centro do homem é a (sua) alma. Com o desenrolar da vida, o homem (a terra) vai regressando ao seu próprio centro, através do contínuo reconhecimento de si mesmo (de cada dia): o seu pensamento é a revelação da essência humana, da mesma essência que move e transforma a substância do seu corpo. O espírito que toma voz a partir do corpo é o mesmo espírito que o faz espontaneamente viver, de modo paralelo ao sol que toma vida a partir da terra. À medida que o homem vai ganhando consciência de si-próprio, vai refletindo cada vez mais a luz da sua alma... até que o reflexo seja total, até que a terra seja o sol que é, até que o homem seja a alma que é. Deus.

Para tal, é necessário que o homem volte a estar verdadeiramente presente no que vê, no que diz, no que lê, no que vive. É necessário que se devolva a si mesmo, à sua voz: à sua alma.

Sem comentários: