28.3.09

A Cultura de Deus










«(...) [n]o fundo cultural topicamente concentrado no Promunturium Sacrum [Sagres, de S. Vicente], se integrará ainda o culto da deusa Atégina, localizado nas duas margens do Anas e entre o Anas e o Tagus, ao tempo do domínio romano, nos antigos territórios da Lusitânia e da Bética, agora partilhados entre Portugal e Espanha.
Assim, próximo desse domínio de Crono, extremo da terra e abertura sobre sua idade de Ouro, Elysium, ou, Ilhas dos Bem-Aventurados, de juventude e doçura, vida luminosa e exultante, em todo o prestígio e esperança pré-helénica duma vida além da morte, em contraste com a concepção helénica, de uma morte destrutiva, e de um Hades sombrio, só concedendo uma impotente sobrevivência, se situa o culto de Atégina, como avatar da Grande-Deusa; e partilhando ainda da mesma esperança. E se no Promunturium se está junto das águas primordiais, com Atégina se está ainda dentro duma mesma noção de regeneração: água ou mãe sendo traduções dum mesmo mito. Atégina surgindo aqui identificada pelos romanos a Prosérpina, a deusa da regeneração (...).

Aqui, seu nome Ataegina, significará «renascida», ou renata, segundo Leite de Vasconcelos, que o define como céltico.

Céltico será ainda o nome do rio perto do qual se concentrou o culto desta deusa, o Guadiana, nome vindo de Danán, a Grande-Deusa, mãe dos homens, que na religião dos celtas ocupa lugar central. Mãe primordial, seu culto persistirá, cristianizado na mesma região, através de uma santa, mãe também primordial, Santa Ana.

(...) como Atégina-Prosérpina (...) nesse culto agrário e iniciático de Atégina, as sementeiras e os funerais seriam acto reciprocamente identificados. Prosérpina, chorada por sua mãe Deméter no seu rapto - descida às trevas dos Infernos, e depois aclamada na sua subida triunfante à luz da terra, seria identificada ao grão semeado ou ao morto enterrado: seu drama mítico, era a paixão da deusa, do grão ou do homem.»
Dalila Pereira da Costa, Da Serpente à Imaculada

O Homem semeia a Planta que o sustenta - a Semente;
Deus semeia a Alma que o sustenta - o Homem, a Semente do Amor Infinito.

Sem comentários: