23.12.08

Quem manda em cada um ?

Pouco se pode fazer para alterar a desordem exterior da vida das sociedades humanas mas muito se pode fazer no interior mental de cada um de nós , em busca de uma ordem com mais equilíbrio .

Apenas podemos alterar a desordem mental profunda e superficial em nós .
Pouco se pode alterar nos outros .

Achamos que controlamos nossa vida e ao redor .. , pura ilusão pois na realidade o mundo anda tão complexo na sua desordem que quem manda em nós é a desordem do mundo.

Hoje pouco podemos fazer e apenas a NATUREZA tem a força capaz e suficiente para alterar a desordem criada na Terra pelos humanos.

A natureza quando age, desde o principio da vida , o faz em busca do equilíbrio e da ordem e tanto é assim que conseguiu criar esta maravilha que é o planeta Terra .

Muitos outros planetas com vida própria e inteligente devem existir neste universo infindo a que temos o privilégio de assistir hoje através do Observatório Espacial Hublle e outras pesquisas cientificas.

Somos seres privilegiados ao viver neste século XXI e ao mesmo tempo assistimos à desordem humana que nos pode engolir , destruindo não só a raça humana e outras também , após tanto tempo de evolução das espécies .. um absurdo humano .

No entanto , os mais sapientes , buscam em si a contemplação deste universo ao redor em busca de seu equilíbrio interior e lá vão conseguindo criar alguma ordem interior em si .

Valha-nos isso pois assim conseguimos não ser infelizes de todo apesar da dor a que se assiste todos os dias neste mundo em desordem e cada vez mais canibalizado pelos humanos supostamente inteligentes .

Ser feliz” é um estado relativo pois este estado depende da mente de cada um e de seus próprios valores .

"Não ser infeliz" é um estado mais abrangente logo é mais real e , desse modo , é possível construir dentro de cada um uma desordem menor mas conscientes de que quem manda no mundo de hoje , não sabemos se no futuro também , é a desordem do mundo humano mas apenas na Terra pois o humano não tem poder , apesar de achar que tem , ara alterar a ordem universal na sua impermanente permanência .
.
.
"Há os que sentem a chuva só quando esta lhes cai em cima"
( Fernando Pessoa )
.
.
“A única realidade é aquela que se contém dentro de nós
e se os homens vivem tão irrealmente
é porque aceitam como realidade as imagens exteriores
e sufocam em si a voz do mundo interior.”
(Herman Hesse)

1 comentário:

Unknown disse...

"Quem manda em cada um?"

O Coração.
Mesmo quando o nega.

A Natureza. A origem (o meio, apesar de "desnaturada") e o fim do homem.

Como "ser feliz" sem se poder ser... o que seja?

Um Abraço natalício, companheiro neste caminho para o Ser.
Como cristal.