21.4.10

Arco-Íris do Homem Novo

"Então o nosso consciente é [uma ilha] que emerge do inconsciente, isto é, de um mar desconhecido, que está para além de nossa consciência (...).

Na sua estrutura a personalidade humana poderia ser comparada ao espectro solar. A parte inferior invisível, a do infravermelho, corresponde ao subconsciente, que está fora da percepção da consciência, como o infravermelho está fora da percepção do olho. Esta é a zona dos instintos, fruto das lições aprendidas no passado, como dos automatismos adquiridos pela longa repetição e que por isso não precisam do controle da consciência para realizar o funcionamento, que se tornou mecânico, do organismo físico. A parte superior, igualmente invisível, a do ultravioleta, corresponde ao superconsciente, e este também está fora da consciência, como o ultravioleta está fora da percepção do olho. Esta é a zona das qualidades superiores ainda a conquistar no futuro, a zona das antecipações evolutivas onde excepcionalmente se realizam as superiores funções psíquicas e espirituais da intuição do gênio, às quais está confiada a descoberta de verdades cada vez mais vastas e profundas, mais próximas do absoluto.
Ora, a consciência normal está situada entre esses dois extremos, que existem fora dela, um debaixo e outro acima, mas para ela invisíveis, para além dos limites do seu conhecimento. E como acontece com o espectro visível, que está situado entre o infravermelho debaixo e o ultravioleta em cima. Em ambos os casos só quando o ritmo vibratório, seja da luz como da consciência, fica dentro do limite de um dado comprimento de onda, é que aparece o que chamamos de luz ou de consciência.

Assim a dimensão do consciente domina a do subconsciente, a do superconsciente a do consciente. Assim, a razão domina o instinto, a intuição domina a razão."

Pietro Ubaldi, Princípios de Uma Nova Ética

7 comentários:

Paulo Feitais disse...

Somos sempre mais do que conseguimos ser. Só temos que abrir as "velas" ao Vento e deixar-nos ir...
:)

Unknown disse...

Sim, de preferência o Vento que é "Sopro do Coração"...

rmf disse...

Imagine-se uma pintura... sobre si, um qualquer foco de luz colorida... o corpo revestir-se-á dessa tez. Desligue-se então dessa matiz e em seguida ilumine-se de luz branca que lhe devolverá certamente a cor inicial...

E de que forma se comportam as 'complementares'?

hum... aqui há gato :)

Níveis superiores e inferiores de radiação podem ser tidos como esquerdos e direitos? Em que referencial?

hum... aqui há gato :)

Trabalhar mecãnica e repetidamente especializa... de que forma essas características passam de pais para filhos?

hum... aqui há gato :)

Quanto ao Homem Novo... pois, quem o não estetiza? :)

Valdemar Ferreira Ribeiro disse...

Oi Anita e Amigos

Apenas ausência fisica tempo/espaço porém não espiritual .

Estou a construir um projecto complicado no sul de Angola mas continuo em elo .

Fraterno meu abraço .

VFR

Rafaelle Benevides disse...

que bela citação... um blog com conteúdo ;) boa semana pra ti.

Fernando Oliveira disse...

Bonito Blog, gostei bastante. Um abraço

Cliceli A.Kovalski disse...

olá
estou explorando e divulgando meu blog
gostei do teu
entao estou comentando...
me visita quando puder
é bem vindoo
abraç
se gostar segue...
http://pedagogacliceli.blogspot.com/v